quarta-feira, 19 de março de 2014

Você tem dúvidas sobre o processo de aquisição do visto?

Então envie-nos sua pergunta que teremos o maior prazer em responder.

Veja abaixo algumas das perguntas mais frequentes:


1) Quem está isento da entrevista?
- Quem está renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008;
- Menores de 16 anos e maiores de 66.

2) Não tenho passaporte ainda mas já dei entrada no processo. Podemos começar a preencher o DS-160?
Não! Você precisa do número do seu passaporte para informar no DS-160.

3) Meu passaporte está vencendo mas eu já marquei a renovação. Posso usar o antigo para iniciar o processo de obtenção do visto?
Não, não existe renovação de passaporte. Você receberá um passaporte novo, com número novo e o anterior será anulado. Se você usar o número antigo para começar a preencher o DS-160, vai ter problemas.


4) Quais os documentos eu preciso levar ao CASV?
- Confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras que forneceremos para você. Não precisa levar o formulário completo)
- Passaporte com validade mínima de seis meses
- Folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento)
Não se preocupe que lhe explicaremos detalhadamente o que você precisa levar/fazer no CASV e no Consulado.

5) Quais documentos preciso levar para a entrevista no consulado?
Abaixo vai uma lista dos documentos que sugiro levar, mas cada um deve adaptar a documentação à sua realidade. A falta de um deles não significa impossibilidade de conseguir o visto.
- Passaporte válido (obrigatório!)
- Se for renovação, passaporte anterior caso ele contenha o visto vencido ou por vencer. (Se o seu passaporte estiver vencido e seu visto também, antes da fazer outro passaporte, tire xerox de todas as folhas para levar ao consulado pois a Polícia Federal retém passaportes que não contém vistos válidos)
- Comprovante de renda (IR, contrato de trabalho, carteira de trabalho, contra-cheques, etc)
- Extrato bancário dos últimos 3 meses
- Comprovante de matricula em faculdade, colégio, pós-graduação
- Comprovante de residência
- Comprovante de casa própria e outros imóveis
Não se preocupe que lhe explicaremos detalhadamente o que você precisa levar/fazer no CASV e no Consulado.

6) Uma outra pessoa vai pagar a minha viagem pois eu não tenho renda suficiente. O que eu preciso fazer?
A pessoa que vai pagar por sua viagem precisa fazer uma declaração escrita e com firma reconhecida. Além disso, você vai precisar comprovar que a pessoa que declarou ser o patrocinador da sua viagem tem condição financeira suficientemente boa para arcar com as despesas. Para isso, você deve levar para a entrevista documentos como IR, extrato bancário e outros documentos que comprovem a situação financeira do seu patrocinador.

7) Sou menor de idade, posso fazer a entrevista sozinho?
Não. Você vai precisar da presença de um de seus pais.

8) Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?
Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Nós traçaremos seu perfil e lhe diremos quais são suas reais chances de conseguir o visto nestas condições.

9) Já imigrei ilegalmente para os EUA e morei lá alguns anos. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de visitar amigos e parentes que ficaram por lá. Eu tenho chances de conseguir o visto?
Se você está de volta ao Brasil por um período inferior a 10 anos, não conseguirá o visto! Os imigrantes ilegais sofrem uma punição por ter burlado a lei americana e devem permanecer sem pisar em solo americano por 10 anos.
Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar imigrantes em potencial e você já provou que é um, suas chances reduzem.

10) Tive um visto negado. Isso significa que não vou mais conseguir visto americano?
Não. Significa que na época que você tentou, não conseguiu convencer o agente consular de que tinha condições de viajar para os EUA e, de alguma forma, poderia ser um candidato a imigrar ou causar problemas por lá.
O consulado sabe que a situação das pessoas muda e você pode tentar novamente, quando sua situação for melhor. Mas meu conselho é que não tente com intervalos curtos. Se demonstrar que está desesperado para viajar aos EUA, pode ter o segundo visto negado e aí, complica mais um pouco.

11) Comprar a viagem antes de solicitar o visto me ajuda na hora da entrevista?
Não. O próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que o agente consular conceda o visto, o pedido ainda pode cair em processo administrativo e costuma demorar para liberar.

12) O DS-160 possui um campo obrigatório para o solicitante informar o hotel que ficará hospedado. Se não posso comprar nada, o que coloco aqui?
Você pode informar o hotel que pretende ficar. Se desejar mudar depois, não há problemas.

13) O consulado fica com meu passaporte?
Se o seu visto for concedido, sim. O visto será colado em uma das folhas do seu passaporte. Por isso, não agende viagens que dependam do passaporte antes que ele retorne para suas mãos.

14) Te passei o rascunho do DS-160 e só depois me dei conta de que coloquei informação errada. Posso consertar?
Sim, desde que não tenhamos transmitido para o Consulado ainda.

15) Tenho que tirar o visto no estado/cidade onde eu moro, ou posso fazer em outro local?
Os CASVs e os Consulados estão situados em São Paulo, Rio, Brasília e Recife. Você pode fazer numa destas cidades, lembrando que deverá comparece ao CASV e ao Consulado em dias diferentes.

16) Posso marcar CASV e Consulado no mesmo dia?
Não. Você pode marcar em dias seguidos, mas não no mesmo dia.
Para facilitar, o CASV funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.

17) A taxa MRV tem prazo para ser usada? E o formulário DS-160?
Sim, a taxa deve ser usada no prazo de um ano e não é reembolsável. Passado 1 ano, você perde o valor pago. O formulário DS-160 tem validade de 3 meses.

18) Quero tirar o visto com minha família, é possível marcar a entrevista de todos juntos?
Sim, mas cada pessoa precisa ter seu próprio DS-160.

19) Quais perguntas o agente consular faz na hora da entrevista?
Não há uma receita de bolo. Para cada caso, perguntas diferentes. Mas entre as principais: o motivo da sua viagem, se tem algum parente nos EUA, com quem você vai viajar, quanto tempo pretende ficar, se já viajou para os EUA antes (quando e onde), com quem você mora, etc. Caso o agente tenha dúvidas sobre o que você declarou no seu DS-160, vai perguntar mais coisas.

20) É verdade que não é permitido entrar no CASV e no consulado com bolsa e celular?
No CASV você pode entrar com bolsa e também com celular, desde que ele esteja desligado. No consulado não permitem celular nem desligado. Do lado de fora dos consulados há locais onde você pode deixar seu celular guardado (guarda-volumes a +/- R$ 5,00). Também não permitem aparelhos eletrônicos como ipods e afins. Você pode entrar com bolsa, mas vai passar por uma revista. Passa também por um detector de metais.

21) Tenho muitas outras dúvidas, posso falar com o consulado?
Sim. Mas lembre-se que estamos aqui para ajudá-lo e, se houver algo que não por ventura sabemos responder, deixe que nós entramos em contato com eles e sanamos sua dúvida.

Conselhos finais:
Lembre-se que os agentes consulares estão trabalhando nisso há anos, e TUDO que você pensar em fazer para se dar bem ou "driblar" os sistema (o típico jeitinho brasileiro), eles já conhecem muito bem, por isso:
- Não minta! Declare no DS-160 sua vida como ela é. Se o agente consular desconfiar que você mentiu, seu visto será negado;
- Não exagere na roupa nem para mais e nem para menos. Vá vestido normalmente e seja você mesmo o tempo todo;
- Não faça piadas, brincadeiras bobas e nem puxe conversa com o agente. Limite-se a responder somente o que o agente perguntar. Não conte casos, não dê desculpas, não chore mágoas e não tente ser mais do que você é;
- Se você é do tipo que fica nervoso em esperar, leve uma revista ou um livro para passar o tempo. É importante que você faça a entrevista tranquilo, confiante e positivo.

Boa sorte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário